quinta-feira, 2 de junho de 2011

A conveniência da Internet

 Por: Bruna Ferreira

Na década de 60, durante a Guerra Fria, surgiu um projeto militar americano com o nome de ArpaNet, usado para manter a comunicação entre as bases militares dos Estados Unidos.
Depois que a ameaça da Guerra Fria passou, a ArpaNet se tornou tão inútil,que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi então permitido o acesso aos cientistas e mais tarde, cederam a rede para as universidades que, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de cinco milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede.
Mas somente há pouco mais de 10 anos a internet teve sua grande popularização, entrando nas residências dos cidadãos.
Com a expansão da internet, trouxe muitas vantagens para a vida das pessoas. Um bom exemplo seria a ligação instantânea entre dois países de continentes diferentes, chamada de videoconferência. Podemos listar inúmeras vantagens, como o custo reduzido que por conta disso é acessível para muitas pessoas.
A internet serve como fonte de informações atualizadas, por exemplo, um jornal impresso demandaria mais tempo para publicar uma notícia que acabara de acontecer neste exato momento, mas com a velocidade e precisão da internet, a noticia é publicada instantaneamente. Outra vantagem como fonte de informação, é que todo material encontrado pode ser copiado para o computador de quem o acessa, como textos, tabelas, sons, vídeos, gráficos, etc. Podem ser guardados, editados e reutilizados em novos trabalhos ou projetos.
O uso do e-mail (correio eletrônico) facilita muito o relacionamento entre as pessoas, antes do surgimento da internet, usava-se muito outro meio de comunicação, a carta, esta demorava dias para ser entregue ao seu destino. Hoje a comunicação é feita de modo rápido e eficaz.
Também podemos listar como vantagens do uso da internet, as compras feitas através dela, como livros, CDs, roupas, calçados, aparelhos eletrônicos, etc. Mas sempre com muito cuidado e cautela, às vezes a comodidade pode trazer alguns danos, basta um clique errado e a pessoa pode cair no golpe de criminosos que se escondem atrás da tela do computador. Outra facilidade que a internet trouxe para os cidadãos é o pagamento de contas online, não sendo mais necessário enfrentar filas enormes para as pagarem.
Na internet também se pode encontrar lazer para todas as idades e para todos os gêneros, como jogos, vídeos, músicas, sites de relacionamentos, blogs, etc. O que não pode deixar acontecer, é que com o uso da internet traga prejuízos para as pessoas, por isso cuidado e atenção são as palavras-chaves para o bom uso da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário