quarta-feira, 18 de maio de 2011

Acupuntura: prevenção e assistência à saúde

Por: Tiara Sanchez

A palavra acupuntura é derivada do latim acum e punctum, e significa agulha, punção ou picada, respectivamente. Em chinês, a acupuntura é denominada Zhen-Jiu, e no Brasil, é utilizada como modalidade terapêutica.
Para saber um pouco mais a respeito do assunto, Ilda Estefani Ribeiro Marta, especialista em acupuntura pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), concede entrevista e esclarece algumas dúvidas comuns.

O que é acupuntura?
A acupuntura está inserida na Medicina Tradicional Chinesa. Um de seus conceitos básicos é a existência do Qi, uma espécie de energia com função nutritiva e de organização celular que flui para dentro do corpo através de doze pares de meridianos. Cada par de meridiano está associado a um órgão e uma víscera, por exemplo, o meridiano do fígado e o meridiano da vesícula biliar formam um par.
Outro conceito importante da filosofia chinesa é a idéia de polaridade energética, expressa pelo yin e pelo yang, já que tudo o que existe no mundo é composto pelos opostos, na verdade complementares. Quando há desequilíbrio entre as polaridades yin e yang, surgem as doenças.
Portanto a acupuntura é uma modalidade terapêutica que se utiliza de agulhas, moxas - cones ou bastões de artemísia usados para aquecer os pontos de acupuntura, e outros instrumentos. Hoje sabemos que uma das formas de ação da acupuntura se dá pela liberação de substâncias químicas que produzem efeitos analgésicos ou antiinflamatórios.

Quais são os resultados obtidos com sua utilização?
A acupuntura tem como objetivo o equilíbrio energético do ser humano, a harmonia das forças yin e yang. Esse trabalho não é realizado diretamente com os órgãos e sistemas do corpo, e sim, com as manifestações e variações do Qi de cada órgão e víscera. A harmonia energética, sem dúvida, beneficia as dimensões física e mental. Pesquisas bem delineadas aceitas no meio científico têm demonstrado efeitos importantes da acupuntura na redução ou cessação da dor, ansiedade, depressão, alergias, problemas de natureza estética, distúrbios hormonais, dentre outros.

A acupuntura é bem aceita como modalidade terapêutica no Brasil?
No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, do Ministério da Saúde, reconhece algumas terapias, dentre elas a acupuntura, de forma que essa modalidade terapêutica pode ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde.

Quais são os profissionais que podem praticar acupuntura no Brasil?
Profissionais da área de saúde, de forma geral, que cursaram especialização em acupuntura, em acordo com as resoluções de seus conselhos profissionais e podem utilizar essa modalidade nos seus processos de cuidar.

                                                                    Foto: Tiara Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário