quarta-feira, 18 de maio de 2011

Preços não colaboram com o dia-dia dos consumidores

 Por: Daniel Araújo

O consumo de gasolina começou forte em 2011 no Brasil, depois de registrar um recorde no fim de 2010, mas por enquanto a Petrobras não cogita importar o combustível. A informação foi dada pelo diretor de Abastecimento da empresa, Paulo Roberto Costa.
Entre março e abril do ano passado, a Petrobras importou 2,4 milhões de barris de gasolina por causa do aumento da demanda pelo produto, que em algumas épocas do ano tem preço mais competitivo do que o etanol por questões de safra ou climáticas.
Com a alta nos preços dos combustíveis muitos tiveram que se adaptar a uma nova rotina, deixar de comprar coisas supérfluas, e até mesmo de ir a baladas, certamente todos os usuários de automóveis ou motocicletas não ficaram nada contente com este aumento principalmente no valor do álcool.
O Brasil sempre teve uma ótima produção do etanol ou pelo menos o suficiente para abastecer o  mercado interno, mas a dúvida do consumidor é sobre a gasolina e por quanto tempo isto ira ficar nesta situação questiona Daniel Rocca, Técnico de Informática da Fundação Educacional de Fernandópolis, “muitas coisas tive que alterar no meu dia-dia, principalmente coisas que considero meu lazer, como ir a boates e bares, aquela cervejinha gelada tiver que controlá-la também.”
Mas o preço também subiu nas bombas de gasolina tanto é que os consumidores estão optando pela gasolina que gasta menos que o álcool em termos de consumo por KM.
Isso na teoria parece exato, mas não significa muito para os consumidores que testam isto na prática e sente em seus bolsos as altas que vem tendo os combustíveis.
Que o País tem muito petróleo todos sabemos, isso sem citar o pré-sal  que revolucionara o país, mas outra vez barramos em falta de produção ou seja, temos como extraí-lo mas falta refinarias pelo país, a Petrobrás está trabalhando nisso.
 A obra mais próxima de ser concluída e a Refinaria Abreu e Lima em Recife-PE que esta prevista para acabar suas obras em 2011 e iniciar seu trabalho. “E será a primeira adaptada a processar 100% de petróleo pesado com o mínimo de impactos ambientais e produzir combustíveis com teor de enxofre menor do que o exigido pelos padrões internacionais mais rígidos,” segundo divulgações da Petrobrás.
Mesmo com essas medidas sendo processadas, ainda sim é muito tempo para que o consumidor se torne paciente pois vivemos o agora, e não podemos nos iludir com o futuro do país, temos a consciência que irá que ira melhorar, mas isto é a longo prazo e estamos pagando o preço á vista.
Daniel Rocca, que é usuário de gasolina diz “quebrei meu orçamento legal, pois passei a gastar mais, e não tem o que fazer a não ser pagar, pois ficar sem minha moto não posso, é com ela que ganho meu sustento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário