Disciplina
permite que os estudantes vivenciem um ambiente igual ao das redações de
grandes jornais
Por: Andresa Oliveira
Um jornal impresso antes de chegar até as mãos dos
leitores passa por muitos processos de produção até ficar pronto para circular.
Cada detalhe é minuciosamente analisado, desde a elaboração da pauta até a
página diagramada. Para isso, os cursos de jornalismo contam com a disciplina
de Jornal Laboratório, na qual os alunos participam de todo o processo de
elaboração de um jornal idêntico ao que você encontra nas bancas.
O Quinto. Esse é o nome do jornal produzido pelos
alunos de jornalismo da Fundação Educacional de Fernandópolis. O nome faz
referência ao imposto obrigatório cobrado pela Coroa portuguesa sobre o ouro
encontrado nas suas colônias. O Quinto é como uma leitura obrigatória, assim
como o imposto. Além disso, é produzido pelos alunos do 5º semestre.
Todo o trabalho é feito pelos alunos, desde a
elaboração das pautas, realização das reportagens, edição, fechamento e
diagramação. Os alunos recebem orientação da professora responsável pela
disciplina Ana Carolina Araújo.
De acordo com Ana Carolina, o jornal laboratório é a
disciplina em que o aluno tem a oportunidade de colocar em prática toda a
fundamentação teórica em jornalismo impresso. “Além de vivenciar um pouco do
mercado de trabalho, o jornal laboratório permite a inovação de pautas, que
muitas vezes o mercado não consegue fazer”, explica.
O jornal laboratório permite que haja variações nos
assuntos tratados, diferenciando-se mais dos grandes jornais encontrados no
mercado, através de edições temáticas e grandes reportagens. Especula-se muito
sobre o desaparecimento dos jornais impressos, frente às novas tecnologias como
a Internet. Segundo Ana Carolina, o jornal impresso deve aprofundar o que já
foi veiculado na internet. “A intenção é que os alunos entendam que não é
competindo com a Internet que se consegue um bom jornal impresso e sim
aprofundando o que a Internet aborda.”
Para os
alunos, o jornal laboratório significa a oportunidade de vivenciar um pouco do
mercado de trabalho e principalmente começar a montar um portifólio. “A
disciplina reproduz o ambiente que vamos encontrar nas redações após o término
da faculdade, desde a escolha das fontes até o nervosismo do fechamento”,
comentou o aluno Augusto Ribeiro.
A quinta edição do jornal foi lançada no último dia
18 de Abril, foi um jornal temático que teve como assunto a beleza. Foram doze
páginas dedicadas ao tema, tratando de questões relacionadas à economia,
mercado de trabalho, vaidade masculina, estética, saúde e riscos que excessos
de cuidados com a aparência podem trazer.
Mal foi lançada a quinta edição e outra já está sendo
preparada. Essa semana os repórteres já devem entregar suas reportagens. A
próxima edição deve sair até o início do mês de junho.
Foto: Andresa oliveira
![]() |
Os alunos do quinto semestre participam ativamente da
produção do jornal.
|
Foto: Vitor Nucci
![]() |
Quinta edição de “O Quinto” foi lançada junto com exposição fotográfica no Shopping de Fernandópolis. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário