quinta-feira, 5 de maio de 2011

Jornal laboratório traz prática de jornalismo impresso para alunos


Disciplina permite que os estudantes vivenciem um ambiente igual ao das redações de grandes jornais

Por: Andresa Oliveira

Um jornal impresso antes de chegar até as mãos dos leitores passa por muitos processos de produção até ficar pronto para circular. Cada detalhe é minuciosamente analisado, desde a elaboração da pauta até a página diagramada. Para isso, os cursos de jornalismo contam com a disciplina de Jornal Laboratório, na qual os alunos participam de todo o processo de elaboração de um jornal idêntico ao que você encontra nas bancas.
O Quinto. Esse é o nome do jornal produzido pelos alunos de jornalismo da Fundação Educacional de Fernandópolis. O nome faz referência ao imposto obrigatório cobrado pela Coroa portuguesa sobre o ouro encontrado nas suas colônias. O Quinto é como uma leitura obrigatória, assim como o imposto. Além disso, é produzido pelos alunos do 5º semestre.
Todo o trabalho é feito pelos alunos, desde a elaboração das pautas, realização das reportagens, edição, fechamento e diagramação. Os alunos recebem orientação da professora responsável pela disciplina Ana Carolina Araújo.
De acordo com Ana Carolina, o jornal laboratório é a disciplina em que o aluno tem a oportunidade de colocar em prática toda a fundamentação teórica em jornalismo impresso. “Além de vivenciar um pouco do mercado de trabalho, o jornal laboratório permite a inovação de pautas, que muitas vezes o mercado não consegue fazer”, explica.
O jornal laboratório permite que haja variações nos assuntos tratados, diferenciando-se mais dos grandes jornais encontrados no mercado, através de edições temáticas e grandes reportagens. Especula-se muito sobre o desaparecimento dos jornais impressos, frente às novas tecnologias como a Internet. Segundo Ana Carolina, o jornal impresso deve aprofundar o que já foi veiculado na internet. “A intenção é que os alunos entendam que não é competindo com a Internet que se consegue um bom jornal impresso e sim aprofundando o que a Internet aborda.”
 Para os alunos, o jornal laboratório significa a oportunidade de vivenciar um pouco do mercado de trabalho e principalmente começar a montar um portifólio. “A disciplina reproduz o ambiente que vamos encontrar nas redações após o término da faculdade, desde a escolha das fontes até o nervosismo do fechamento”, comentou o aluno Augusto Ribeiro.
A quinta edição do jornal foi lançada no último dia 18 de Abril, foi um jornal temático que teve como assunto a beleza. Foram doze páginas dedicadas ao tema, tratando de questões relacionadas à economia, mercado de trabalho, vaidade masculina, estética, saúde e riscos que excessos de cuidados com a aparência podem trazer.
Mal foi lançada a quinta edição e outra já está sendo preparada. Essa semana os repórteres já devem entregar suas reportagens. A próxima edição deve sair até o início do mês de junho.

                                 Foto: Andresa oliveira
Os alunos do quinto semestre participam ativamente da produção do jornal.
 
                                                                                                           Foto: Vitor Nucci
Quinta edição de “O Quinto” foi lançada junto com exposição fotográfica no Shopping de Fernandópolis. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário