quarta-feira, 18 de maio de 2011

Produtor da região diz que estiagem ocasionou preços alto no Etanol.

Por: Daniel Araújo

A população brasileira se sente indignada com a alta dos combustíveis, muitos se perguntam o porquê deste aumento exagerado para regiões que possuem usinas e grande quantidade de plantação de cana.
Com tantas dúvidas por parte dos consumidores “O Quinto Press 10”, foi investigar os preços altos que têm causado tanta polêmica no país. Luiz Antonio Arakaki, diretor do Grupo Arakaki detentor da destilaria Alcooeste, explica os motivos que ocasionaram as altas no preço do etanol, “o etanol como é um combustível verde, e faz parte da área agrícola ele tem safra e entressafra o que torna ele diferente do petróleo que pode ser extraído o ano inteiro.”
Mas não foi somente a região de Fernandópolis que sofreu bastante com estas secas. O país inteiro teve um período muito extenso de seca que não estava previsto no início da safra, “o grande tempo de estiagem prejudicou também outros produtos, mas esse foi o principal motivo do aumento no etanol exclusivamente neste momento. Isto não quer dizer que vai ser sempre assim, mas momentaneamente essa alta de preço sim, foi devido ao longo tempo de seca que continua” completa Luiz Arakaki. Ele explica que o prejuízo foi muito alto o Brasil, pois houve uma quebra de 20% de safra em sua totalidade o que se torna um número muito expressivo em termos nacional.
No entanto, como Fernandópolis e a região possuem usinas, os preços deveriam ser mais baixos, pois esta cana está sendo plantada praticamente no quintal dos fernandopolenses e esta seria a lógica e o pensamento de todos os habitantes que consideram o preço do etanol daqui mais caro do que em outras regiões do país. No entanto, segundo Arakaki, em Fernandópolis, como em qualquer outra cidade, os produtores não têm uma administração dos preços de bomba, pois quem faz esta administração são os postos da região: “não posso afirmar que exista um entendimento entre os postos, mas onde se tem uma grande concorrência, a tendência é sempre que tenha uma diferença de preço. É certo que você vai em postos que oferecem preços melhores do que os outros, mas posso garantir que o preço que Fernandópolis recebe o etanol é praticamente o mesmo preço que outras cidades.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário